Automação do IFRS 16: o papel da tecnologia na adequação dos contratos à norma
A gestão de locações e arrendamentos sempre exigiu muita atenção no âmbito da contabilidade, mas com a chegada do IFRS 16, a complexidade dessa área foi levada a um novo patamar já que a norma impôs regras ainda mais significativas às empresas que têm os contratos de aluguel como parte integrante de suas operações.
Para driblar esse cenário, a tecnologia surgiu como uma poderosa aliada. Isso porque, atualmente, há soluções especializadas e ferramentas desenvolvidas especialmente para atividades contábeis, revolucionando a rotina das equipes de controladoria ao facilitar a mensuração e contabilização dos contratos de arrendamento- tudo isso lado a lado ao compliance.
Automação IFRS 16: como a tecnologia tem ajudado empresas a superarem todas as complexidades da norma?
Diante dos obstáculos que se apresentaram na aplicação do IFRS 16 aos contratos, a procura por soluções tecnológicas que automatizam procedimentos assume uma importância imprescindível, visando simplificar as atividades diárias relacionadas à contabilização de locações e arrendamentos. Além de aperfeiçoar os fluxos internos, esses sistemas fortalecem a aderência e a clareza nas demonstrações financeiras, assegurando ainda o cumprimento das diretrizes da norma.
Em termos práticas, as facilidades e benefícios que os sistemas dedicados à adaptação à norma IFRS 16 trazem para as empresas são:
- Contabilização 100% automática
A automação da contabilização de locações e arrendamentos é uma das grandes vantagens trazidas pela integração da tecnologia na gestão desses processos. Por meio de ferramentas especializadas, torna-se possível realizar os cálculos complexos necessários para contabilizar os contratos de forma completamente automatizada. Essa abordagem não apenas agiliza todo o procedimento, como também elimina as falhas humanas que podem surgir em atualizações feitas manualmente, resultando em uma notável melhoria na eficiência operacional.
- Eliminação de erros causados em processos manuais
Conectado ao tópico anterior, a eliminação de erros decorrentes de processos manuais surge como um desdobramento natural da automação do IFRS 16. Ou seja, ao adotar ferramentas tecnológicas especializadas, evita-se a ocorrência de equívocos frequentemente associados a tarefas executadas manualmente, o que fortalece ainda mais a eficiência e integridade dos dados, garantindo que as atualizações e os cálculos sejam realizados de maneira precisa e livre de falhas.
- Atualização de indexadores e índices em tempo real
A atualização em tempo real de indexadores e índices é especialmente relevante ao avaliar o impacto das projeções financeiras que englobam reajustes, depreciação, taxas e juros, nos indicadores-chave, como o EBITDA. A precisão nessa avaliação é extremamente importante, visto que a implementação do IFRS 16 pode desencadear efeitos substanciais nas demonstrações contábeis.
Leia Mais:
- Possibilidade de realizar projeções considerando parcelas futuras
A criação de projeções detalhadas das parcelas futuras fundamentadas em dados concretos é indispensável para o planejamento financeiro, oferecendo percepções valiosas sobre os rumos dos fluxos de caixa ligados aos contratos de arrendamentos e locações. Dessa maneira, a tecnologia permite que as empresas adquiram a capacidade de tomar decisões embasadas, evitando surpresas financeiras e promovendo uma gestão financeira mais sólida e estrategicamente orientada.
- Informações unificadas para uma visão clara da gestão
Com todas as informações relacionadas aos contratos centralizadas em um único sistema, é possível ter uma visão sólida da gestão. Isso não só possibilita uma compreensão profunda das obrigações envolvidas, mas também simplifica consideravelmente o intrincado processo de planejamento estratégico, permitindo uma distribuição de recursos mais inteligente e eficaz.
- Garantia de conformidade com a norma
Por fim, as soluções especializadas também são projetadas especialmente para ajustar-se aos requisitos da norma IFRS 16, assegurando a execução dos cálculos essenciais para o registro dos passivos e ativos ligados aos acordos de locação seguindo as diretrizes desse padrão contábil. Como resultado, o risco de não conformidade e as possíveis consequências são substancialmente reduzidos.
Realizando a gestão de locações diretamente no ERP SAP: conheça a solução MakeValue
A MakeValue conta com uma solução certificada e especializada que facilita o cumprimento integral do IFRS 16 de maneira automática, garantindo a entrega de todos os benefícios previamente mencionados, com o objetivo de proporcionar às empresas uma abordagem sólida e organizada para o gerenciamento de seus ativos e passivos de locação.
Além disso, por ser uma tecnologia SAP, toda a base de coletores de custo, base de pagamento e regras são disponibilizadas ao usuário sem necessidade de integração, representando mais uma garantia de alcance à uma gestão unificada sem erros.
Veja alguns diferenciais:
- Exclusividade: única solução certificada para gestão de IFRS 16 diretamente no SAP,
- Escalável: pode ser adotada integral ou parcialmente;
- Custo Zero: dispensa investimentos em infraestrutura;
- Atendimento focado na excelência: implementação acompanhada por uma equipe de especialistas prontos para oferecer suporte rápido e de alta qualidade.
Fale com nossos consultores e automatize a gestão de IFRS 16 da sua empresa com a Make Value.