Conciliação de cartões: como contabilizar entradas via crédito e débito?
A conciliação de cartões é um processo fundamental para empresas que aceitam pagamentos por crédito e débito, afinal, ela consiste na comparação e conjugação das transações realizadas pelos clientes com os registros financeiros da empresa, garantindo que os valores pagos pelos cartões estejam corretamente refletidos nas contas.
Em outras palavras, a finalidade principal dessa atividade é assegurar a integridade financeira e a transparência nas operações comerciais, influenciando diretamente no desempenho e na gestão das finanças como um todo.
No entanto, se houver falta de conhecimento, o processo pode se tornar mais difícil do que realmente é e ainda induzir as equipes a cometer erros que podem comprometer toda a contabilização. Pensando nisso, reunimos aqui informações úteis sobre como realizar a conciliação sem complicações.
Entendendo como realizar a conciliação de cartões de forma eficiente
Como já dito, para uma conciliação de cartões eficiente, é de alta relevância que haja o entendimento de como administrá-la, pois, assim, há a garantia de que erros ou fraudes sejam detectados e anulados.
Além disso, é importante ressaltar que este é um processo com diversas partes envolvidas, como as adquirentes, responsáveis por processar as transações de cartões de pagamento e determinar as taxas e juros, e os consórcios de instituições financeiras, que definem as bandeiras dos cartões, regras e limites; entre outros agentes.
Para assegurar que todo o processo ocorra conforme deve ser, os passos a serem seguidos são esses:
Registrar valores de vendas
Lidar com vendas exige a manutenção de registros detalhados e o controle rigoroso das transações que ocorrem com cartões, incluindo também a quantidade de parcelas e a data de venda. Essa etapa permite não apenas identificar possíveis falhas nas operadoras, mas também analisar os padrões de consumo e o comportamento dos clientes, trazendo insights de grande valor para a formulação da estratégia de negócios.
Acompanhar taxas de serviços
Manter uma monitorização constante das taxas cobradas é uma medida indispensável, possibilitando a detecção de eventuais valores incorretos. Essa abordagem confere a habilidade de solicitar ajustes junto às empresas emissoras de cartões e tomar decisões estratégicas, como a continuação ou a interrupção da aceitação de uma bandeira específica, visto que tais taxas podem variar de acordo com a instituição financeira e o tipo de cartão utilizado.
Elaborar controle de recebíveis e extratos bancários
O controle de recebíveis e extratos bancários envolve a manutenção de um registro preciso dos valores a serem recebidos pelas vendas efetuadas com cartões, onde a etapa crucial consiste na comparação dessa quantia com os extratos bancários. Assim é garantido que todas as transações sejam devidamente creditadas na conta da empresa.
Esse procedimento promove a integridade financeira, bem como proporciona uma visão detalhada do fluxo de caixa, auxiliando na tomada de decisões estratégicas, como a alocação de recursos e o planejamento de investimentos.
Embora esses 3 passos sejam fundamentais, a conciliação de cartões pode se tornar um processo complexo e demorado quando realizado de forma manual, especialmente para empresas com alto volume de transações. É aí que entra a automação.
Uma ferramenta automatizada pode gerenciar as atividades de conciliação de cartões com maior eficiência, segurança e rapidez, pois as transações são comparadas instantaneamente com os registros das adquirentes e operadoras, identificando, por exemplo, possíveis erros provenientes de chargeback de vendas e cobranças de taxas indevidas. O efeito disso é eliminar a necessidade de uma análise manual morosa, além de garantir que todas as transações sejam registradas e reconciliadas com precisão e agilidade.
Algumas das vantagens da automação de conciliação de cartões incluem:
- Eficiência aprimorada: agiliza todo o trâmite, economizando tempo e recursos preciosos da equipe;
- Redução de erros: reduz significativamente o risco de erros manuais, garantindo a precisão nas transações;
- Segurança reforçada: normalmente essas ferramentas possuem recursos de segurança robustos, protegendo as informações financeiras da empresa;
- Redução de custos: economias significativas devido à redução de erros e fraudes e ao aumento da eficiência;
- Resposta rápida: os problemas são imediatamente detectados, promovendo tomadas de decisões e medidas corretivas rapidamente;
- Escalabilidade: as soluções automatizadas se adaptam facilmente ao crescimento do volume de transações sem aumentar a carga de trabalho da equipe.
MakeValue: realize a sua conciliação de cartões com integração, automação e agilidade
A MakeValue oferece soluções que atendem às diversas demandas do setor financeiro, incluindo uma tecnologia direcionada para a conciliação de cartões, que traz aos gestores total controle sobre as operações e automação da baixa dos recebíveis no ERP SAP.
A ferramenta contempla uma variedade de funcionalidades, tais quais:
- Integração automática com as adquirentes para baixa dos arquivos diários de vendas e repasses;
- Conciliação de vendas, auditoria das taxas cobradas e equalização da carteira no ERP SAP;
- Conciliação de antecipações, cancelamentos e chargebacks;
- Conciliação dos repasses em conta-corrente;
- Compensação automática das partidas em aberto na FBL5N;
- Principais adquirentes atendidas, incluem Adyen, Cielo, Rede, Linxpay, Stone, Safrapay, Vero, Getnet, entre outros.
Não deixe que a complexidade das transações com cartões comprometa sua gestão financeira. Fale com nossos especialistas e saiba tudo sobre nossas soluções!