Agilizando as operações financeiras: como as soluções de gerenciamento de tesouraria beneficiam empresas do varejo
A tesouraria é um setor essencial em qualquer empresa, independente do segmento de atuação. Quando se desenvolve uma gestão financeira eficaz, considerando a realidade de cada corporação e suas possibilidades, um negócio tem as condições para se estabelecer e uma visão clara de suas condições.
No varejo, esse investimento se torna ainda mais importante, especialmente por ser um setor que lida com um alto volume de transações. Em outras palavras, o trabalho da tesouraria nas empresas varejistas se torna uma ferramenta poderosa no planejamento estratégico, permitindo um orçamento mais estruturado e facilitando o estabelecimento das ações futuras.
Nesse sentido, contar com tecnologias de automação pode agilizar todos os processos – desde o registro de dados até a criação de projeções ainda mais seguras para tomadas de decisões assertivas.
Como as soluções de gerenciamento de tesouraria beneficiam empresas do varejo
Quando falamos em soluções automatizadas para uma gestão financeira adequada, as opções disponíveis no mercado são diversas. Mas embora cada uma seja específica para uma função, todas tem como objetivo máximo potencializar a eficiência da tesouraria e facilitar o gerenciamento de capital nas empresas de varejo.
Atualmente, as quatro verticais da gestão que mais podem se beneficiar da tecnologia são:
1. Fluxo de caixa
A automação do fluxo de caixa faz a coleta e análise de dados em tempo real, permitindo visualizar todas as entradas e saídas da empresa referentes ao período determinado. Desta forma, é possível fazer análises diversas, desde simples compras para estoque até liquidações bancárias, com layouts e visões de caixa diferentes.
Essas ferramentas ainda criam estruturas financeiras independentes, organizam o fluxo de acordo com a demanda – por projeto, investimento ou custeio – e permitem a realização de projeções de curto, médio e longo prazo, facilitando o planejamento financeiro.
2. Operações Financeiras
Se o objetivo é ir além dos ativos e passivos bancários fazendo um gerenciamento de todas as operações que envolvem cálculos, um sistema de Operações Financeiras é a melhor resposta. Com ele, as equipes podem projetar cenários de risco, fazer o controle de juros, impostos, e de variações cambiais e monetárias, além de simular contratos definindo custos e/ou prazo médio.
Assim, não se automatiza apenas o registro de entradas e saídas, mas todas as operações que envolvem o orçamento corporativo.
3. Atualização de Moedas
Outro grande desafio na rotina das equipes de tesouraria no varejo é a variação monetária e a flutuação das cotações. Para facilitar esse processo, é possível contar com ferramentas que agregam na atualização de moedas. Elas fazem a importação dos dados assim que disponibilizados pelas fontes oficiais, como Banco Central, Cetip, BM&F, BNDES e Bloomberg.
Como a alimentação e as atualizações automatizadas, evita-se erros, omissões e atrasos nos cadastros. Em muitos casos, também é possível fazer agendamentos de importações e receber alertas por e-mail.
4. Gestão Orçamentária
Outra opção é a integração de toda a empresa no processo de planejamento orçamentário. As informações são extraídas do sistema e, então, são criados cenários de curto, médio e longo prazo, permitindo um orçamento em tempo real, fazendo a indexação de moedas e acompanhando pedidos de compras e bases.
Esse tipo de sistema une os principais indicadores gerenciais para gestão orçamentária e se torna essencial para uma boa tomada de decisão. Na realidade varejista, por exemplo, uma solução como essa permite que a empresa se prepare tanto para as sazonalidades, quanto para os períodos de baixa.
Operações financeiras no varejo: os benefícios de contar com recursos de ponta na tesouraria
É fato que contar com essas tecnologias de automação traz mais agilidade à tesouraria e são essenciais para lidar com grandes volumes de dados e entradas – mas essas não são suas únicas vantagens. Além delas, experimenta-se:
- Redução de erros: com sistemas integrados às outras ferramentas utilizadas no negócio, muitos dados são registrados automaticamente, o que reduz os erros causados por inserções manuais.
- Maior e melhor visibilidade do cenário do negócio: o controle das operações financeiras dá uma visão mais clara dos fluxos e da realidade da empresa, facilitando o planejamento e o acompanhamento de indicadores-chave de desempenho financeiros, como margem de lucro, retorno sobre o investimento (ROI), índice de liquidez, entre outros.
- Tomada de decisões assertivas: com uma melhor visibilidade da gestão, a tomada de decisões estratégicas se torna mais assertiva, principalmente através da possibilidade de gerar projeções considerando variáveis futuras.
- Maior facilidade em alocar recursos: através de processos bem estruturados, as equipes se tornam capazes de identificar áreas em que os recursos estão sendo subutilizados ou onde há maior demanda. Isso permite uma alocação mais precisa e estratégica do capital disponível, maximizando seu impacto e otimizando o desempenho geral da empresa.
MakeValue: oferecendo o que os negócios precisam para ter sucesso em suas operações financeiras
Focada em inovação, a MakeValue possibilita recursos especiais para potencializar a performance financeira de empresas de diversos setores, inclusive no varejo. As soluções são voltadas para usuários do ERP SAP, interligando completamente o ecossistema financeiro e levando a uma gestão melhor planejada.
A Brisanet é um ótimo exemplo da boa experiência gerada pelas soluções MakeValue. Em busca de melhorar os controles das operações financeiras e de aluguéis, de acordo com as normas da IRFS 16, a empresa cearense provedora de internet por fibra óptica adotou a suíte TVM. As maiores dificuldades envolviam o grande volume de transações e valores e foram respondidas com módulos de investimentos, derivativos, financiamentos, empréstimos e IFRS 16, conciliação e contabilização de extratos e conciliação bancária.
Assim, a gestão orçamentária ficou mais clara e com análises aprofundadas para criar cenários seguros e realistas.
Quer saber mais sobre as soluções da MakeValue e ter resultados como a Brisanet? Então fale com nossos especialistas e compartilhe a sua necessidade conosco.
Compatível com: SAP ECC e SAP HANA.